Drinque verde-amarelo e pastel da Copa fazem lucro de bares subir 15%
Durante os jogos da Copa das Confederações, donos de bares apostam em um cardápio especial para atrair clientes e aumentar o faturamento nos dias de partidas.
No Rio de Janeiro (RJ), o Joaquina Bar criou um drinque verde-amarelo, com abacate, manga, vodca e licor de menta. Como os ingredientes não se misturam no copo, a bebida fica amarela por baixo e verde em cima. Em São Paulo (SP), o Moça Bonita preparou pastéis com sabores inspirados na culinária dos oito países participantes do torneio.
Os novos pastéis já resultaram em um incremento de 15% nas vendas do Moça Bonita no último sábado (15), quando ocorreu o primeiro jogo da seleção brasileira no torneio. Já o sócio do Joaquina Bar, Marcos Gélio, 48, diz que criou o drinque da Copa para manter a clientela durante a paralisação do Campeonato Brasileiro.
Segundo ele, o bar é conhecido por transmitir jogos e é ponto de encontro de pessoas que querem acompanhar as partidas dos campeonatos nacionais junto com os amigos. "Com a suspensão temporária do Campeonato Brasileiro por causa da Copa das Confederações, buscamos alternativas para deixar a casa cheia."
Apesar do lançamento, Gélio diz que o carro-chefe do bar continua sendo o chope. O estabelecimento vende cerca de 900 chopes nos dias de jogos. "O drinque é um incremento para mostrar aos nossos clientes que estamos no clima da competição”, diz. A bebida custa R$ 14.
Além do novo drinque e do chope, o bar também aposta nas porções Combinado da Roça (mandioca frita, torresmo e anéis de cebola e carne seca) e camarão navegante (canoas de creme de camarão gratinados com queijo parmesão) para vender mais. Os preços vão de R$ 24 a R$ 28.
Gélio conta que o bar atende até 250 pessoas durante uma partida de futebol.
Pastéis retratam culinária de seleções
Os novos sabores do bar Moça Bonita serão vendidos apenas até o dia 30 de junho, quando termina a Copa das Confederações. Segundo o proprietário Marcus Ramalho, 53, os oito pastéis são inspirados na culinária dos países participantes da competição: Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Nigéria, Taiti e Uruguai.
Cardápio especial garante competitividade
De acordo com a analista do Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Mônica Stela Castro, bares que investem em bebidas e porções especiais para atrair a clientela criam diferenciais competitivos.
No entanto, ela afirma que todas as novidades no cardápio precisam ser testadas antes de chegarem ao cliente. “Se o sabor não for agradável, a aceitação do produto fica comprometida.”
Receitas que utilizem ingredientes típicos de outras culturas –como as dos países que disputam a Copa das Confederações– merecem atenção ainda maior, segundo Castro.
“É preciso pesquisar sobre a culinária desses países para não distorcê-la e criar um prato constrangedor para o empresário”, declara.
Televisores atraem público
A exibição de jogos em televisores e telões é outra fonte para atrair clientela, segundo a analista do Sebrae-MG. Castro diz, no entanto, que o estabelecimento não pode cobrar entradas ou ingressos para exibir as partidas.
Caso resolva cobrar, de acordo com a consultora, é necessário pedir uma autorização para à TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da Copa das Confederações, e pagar uma taxa para a emissora. O valor varia conforme a capacidade do estabelecimento.
“Se o empresário não tiver licença para cobrar entrada, o estabelecimento pode ser fechado”, diz. A licença pode ser obtida no site da Fifa.
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