IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Turistas estrangeiros voltam às ilhas gregas, para alívio da economia

A atriz Bruna Marquezine, namorada do atacante Neymar, aproveita férias na Grécia - Reprodução/Instagram
A atriz Bruna Marquezine, namorada do atacante Neymar, aproveita férias na Grécia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

19/07/2013 16h10

Os turistas estrangeiros estão voltando às ensolaradas ilhas e aos templos antigos da Grécia, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Banco Central, o que eleva a esperança de que esse setor crucial para a economia possa ajudar o país a sair de uma grave recessão.

As cifras do turismo mostram claramente uma melhora em comparação com o ano passado, quando a especulação sobre se a Grécia seria forçada a sair da zona do euro e os receios de instabilidade social afugentaram muitos visitantes antes do pico da temporada do verão.

A indústria turística da Grécia está seriamente se recuperando, com um aumento de 38,3% de receitas no acumulado até maio e 15,5% nos primeiros cinco meses do ano, além de prever uma farta temporada.

"É um sinal muito positivo", disse o dirigente da federação de hotéis da Grécia, Yannis Retsos. "Acredito que esta tendência vai continuar nos próximos meses. Com a ajuda do turismo, a Grécia poderá dar um primeiro passo em direção ao crescimento."

O saldo em conta corrente da Grécia também voltou a apresentar pequeno superávit em maio, ajudado por um déficit comercial mais estreito e receitas do turismo mais elevadas.

O turismo representa cerca de 17% do setor produtivo e um em cada cinco postos de trabalho em um país onde o desemprego subiu para cerca de 27%. Autoridades do setor de turismo preveem um aumento de receita de 10 por cento em 2013, passando a 11 bilhões de euros, como resultado da estimativa de 17 milhões de visitantes, 1 milhão a mais que em 2012.

Destino popular há décadas, principalmente para alemães e britânicos, a Grécia está atraindo um número crescente de turistas da Europa Oriental, sendo que estes novos mercados representam cerca de um quinto do total de desembarques, tendência que deverá continuar.

Nos primeiros seis meses do ano, a entrada de turistas estrangeiros aumentou 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Estâncias de verão como a ilha de Mykonos, no mar Egeu, tiveram alta de 60% nos desembarques aeroportuários.

Embora a Grécia espere mais visitantes estrangeiros este ano, o turismo interno, responsável por até 25% do total de receitas do setor, foi severamente atingido e deve permanecer retraído, no mesmo nível da depressão no ano passado, segundo estimativas de órgãos turísticos.
A renda dos gregos foi fortemente achatada, com cortes de cerca de 30%, em média, desde o início da crise, em 2009, o que indica que muitas famílias gregas não podem mais dar-se o luxo de viagens no verão ou frequentes escapadas de fim de semana de Atenas para regiões próximas.

Pesquisa realizada no começo do mês pelo instituto Inka mostrou que mais de dois terços dos gregos não planejaram este ano uma viagem de férias no verão.

(Com Reuters)