IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale diz que MMX, de Eike Batista, quebrou contrato por não embarcar carga

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 13h59Atualizada em 24/09/2013 16h50

O presidente da Vale (VALE5), Murilo Ferreira, disse nesta terça-feira (24) que a mineradora MMX (MMXM3), de Eike Batista, quebrou contrato com a empresa de logística MRS. A Vale é sócia da MRS.

Segundo Ferreira, a MRS tem um contrato de "leva ou paga" com a MMX, pelo qual a mineradora tem a obrigação de embarcar minério de ferro em ferrovia da empresa de logística. 

Ferreira afirmou que a inexistência de embarques provocou uma quebra de acordo. 

A MMX informou, por meio de nota, que sua intenção é "entrar em entendimento com a MRS, buscando uma solução que atenda a ambas as partes".

Multa pode chegar a US$ 1 bi, diz jornal

A MMX deverá enfrentar uma multa de até US$ 1 bilhão por não cumprir o contrato de transporte de minério de ferro firmado com a ferrovia MRS, afirmou, na semana passada, uma reportagem do jornal "Valor Econômico". 

O acordo de prestação de serviços entre as duas empresas foi firmado em dezembro de 2011. A MRS transportaria cerca de 36 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano das minas da MMX, em Serra Azul (MG), até o porto Sudeste, em Itaguaí (RJ).

Segundo o "Valor", a ferrovia --controlada por CSN, Vale, Usiminas e Gerdau-- já teve de iniciar investimentos pesados (duplicação da via, aquisição de vagões e locomotivas, ampliação de pátios e outros) para se preparar para o atendimento da carga contratada pela MMX.

Ao jornal, o presidente da MMX, Carlos Gonzalez, disse que a empresa vai renegociar o contrato de transporte de minério acertado com a MRS.

As empresas do bilionário enfrentam uma séria crise de confiança no mercado e grandes perdas na Bolsa de Valores.

(Com Reuters)