IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gasolina e diesel devem ter reajuste de 5% até o fim do ano, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 09h27

O governo deve aprovar um reajuste para os preços da gasolina e do diesel até o fim do ano, segundo o jornal "Valor Econômico". Uma fonte ligada ao Planalto disse ao jornal que a ideia original é "corrigir os preços dos dois combustíveis em 5%".

Segundo a fonte citada pelo "Valor", o aumento poderia ser anunciado em outubro, aproveitando a "estabilidade recente da taxa de câmbio, no patamar de R$ 2,20, e a uma 'certa folga' no Índice de Preços ao Consumidor Ampla (IPCA), o índice oficial de inflação do país".

Rumores sobre o reajuste do preço dos combustíveis têm circulado pela imprensa no último mês.

Em 22 de agosto, dois jornais -Folha e "O Estado de S. Paulo"- publicaram que o governo federal teria decidido subir os preços da gasolina e do diesel neste ano. Pelo Twitter, o Planalto negou que estivesse estudando um reajuste nos preços.

Em 3 de setembro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que "não se cogita neste momento" o reajuste dos preços de combustíveis para este ano. Segundo ele, a Petrobras "sempre pede" ajustes nos preços.

Em 16 de setembro, "O Estado de S. Paulo" afirmou que o aumento no preço da gasolina seria concedido pelo governo federal até 21 de outubro, afirmando que parte importante da equipe econômica é favorável de que o reajuste seja de cerca de 8% nas refinarias. A Petrobras informou que "não há qualquer decisão".

Petrobras cobra reajuste nos preços

O aumento nos preços é cobrado pela Petrobras, como forma de alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos valores internacionais, cotados em dólar.

O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras--com altas de 6,6% em janeiro e 5% em março--, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4% janeiro.

Na gasolina, o governo tentou amenizar o impacto sobre a inflação com aumento na proporção de etanol misturado no combustível, de 20% para 25%, mas a decisão só foi executada em maio.

O impacto do aumento dos combustíveis sobre a inflação tem sido uma preocupação constante do governo.

Em 2012, quando a Petrobras anunciou reajustes, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) até ela ser zerada para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e, desse modo, para a inflação.