IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama culpa 'cruzada ideológica' por paralisação de governo

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 14h05Atualizada em 01/10/2013 14h47

O presidente dos EUA, Barack Obama, culpou os republicanos nesta terça-feira por uma "cruzada ideológica" contra seu programa de saúde, e disse que uma facção do partido tomou o governo federal como refém e exigiu um "pagamento de resgate".

O governo enfrenta uma paralisação parcial nesta terça-feira (1º) porque o Congresso não conseguiu chegar a um acordo para aprovar o novo Orçamento federal. O prazo final era a meia-noite de segunda para terça-feira. O grande ponto de discórdia entre as duas Casas é a reforma de saúde promovida pelo governo Obama -conhecida como Obamacare.

Segundo o presidente, "os republicanos se recusaram a financiar o governo, a menos que nós retirássemos o financiamento" ao plano de saúde proposto por seu governo.

"Deixe-me ser claro: uma facção de um partido de uma casa do Congresso em um dos poderes do governo fechou grandes partes do governo só porque eles não gostam de uma lei", afirmou o presidente.

"Eles fecharam o governo por causa de uma cruzada ideológica para negar um seguro de saúde que milhões de americanos poderiam pagar. Em outras palavras, eles exigiram resgate apenas por fazer o seu trabalho", acrescentou. 

Cercado por eleitores que, segundo ele, dependem da aprovação do Obamacare para ter acesso à saúde, Obama afirmou: "Quero que o Congresso saiba que esses são os americanos que eles prejudicariam caso derrube essa lei".

A falta de recursos não deve afetar as funções essenciais do Estado, como a segurança nacional, mas reduzirá o funcionamento de muitas agências de regulação, levando à licença não-remunerada mais de 800 mil funcionários públicos federais.

Em carta aos funcionários públicos federais, nesta terça-feira, Obama disse que a paralisação do governo era injusta e "completamente evitável" e que ele vai tentar convencer o Congresso a retomar as operações o quanto antes. 

"Podemos não saber os efeitos totais do fechamento parcial por algum tempo", afirmou o presidente. "Quanto mais essa situação se prolongar, piores serão seus efeitos. Mais famílias serão prejudicadas. Mais negócios serão afetados."

Obama fez um apelo aos republicanos: "Reabram o governo". "Não façam a economia de refém", acrescentou ele, pedindo que os congressistas que resolvam o impasse.

"É estranho que um partido torne peça central de sua agenda manter pessoas sem seguro, mas aparentemente trata-se disso."

"O Obamacare está aqui para ficar", disse o presidente. "Por causa de seu financiamento, não está sendo prejudicado por essa paralisação. Para eles e para milhões como eles, esse é um dia histórico por um bom motivo", concluiu Obama.