IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma: país está aberto a capital de fora, e governo é um 'sucesso' nisso

Do UOL, em São Paulo

02/12/2013 12h02

A presidente Dilma Rousseff disse que o país está aberto para a participação do capital privado, nacional e estrangeiro em todas as áreas de infraestrutura e fez um autoelogio, dizendo que seu governo é um "sucesso" nessa área.

Ela fez a declaração nesta segunda-feira (2), durante cerimônia de assinatura de contrato de exploração do petróleo do pré-sal no campo de Libra. O primeiro leilão do pré-sal foi feito em outubro. Quem ganhou foi um consórcio formado pela Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, e as estatais chinesas CNPC e CNOOC. O contrato foi assinado agora.

"O Brasil está aberto a parcerias com capital privado, nacional e estrangeiro. A parceria não está restrita a petróleo, mas inclui rodovias, portos e aeroportos", disse a presidente. "Este evento atesta o sucesso do meu governo nessas parcerias."

De acordo com a a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o bônus de assinatura de US$ 15 bilhões foi pago pelas empresas no dia 27 de novembro.

As companhias tinha até o dia 5 (quinta-feira) para apresentar a documentação exigida para a assinatura do contrato.

A data era a mesma para a entrega das garantias do Programa Exploratório Mínimo (PEM), de R$ 610,9 milhões.

O consórcio vencedor do leilão de Libra é formado por Petrobras (operadora, com 40%), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%).