Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Mappin faria 100 anos; relembre a história da loja de departamentos

Do UOL, em São Paulo

10/12/2013 06h00

Há pouco mais de 100 anos, em novembro de 1913, a primeira loja Mappin foi aberta em São Paulo. A rede de lojas de departamentos, trazida para o país por dois irmãos ingleses, foi à falência em 1999, mas ainda hoje faz parte da memória de muitos brasileiros.

O primeiro Mappin Stores foi inaugurado na Rua 15 de Novembro, no centro de São Paulo. A unidade mais conhecida, porém, seria aberta em 1939 na Praça Ramos, também no centro.

Os departamentos eram divididos nos vários andares do prédio, interligados por elevadores. Cada andar vendia um tipo de produto, como roupas, móveis, eletrodomésticos e brinquedos.

Inicialmente destinado ao público classe A, o Mappin foi um dos principais centros de compra da elite paulistana até os anos 1950. Com o passar dos anos, popularizou-se e foi uma das empresas a primeiro oferecer crediário no país.

 

Prejuízo e falência

Em 1996, o Mappin teve um dos maiores prejuízos de sua história e foi vendido para o empresário Ricardo Mansur. Em 1999, foi à falência, juntamente com a Mesbla, pertencente ao mesmo empresário na época.

A marca pertence, desde 2010, à Marabraz, que a comprou por R$ 5 milhões.

A ideia da empresa era reativar o Mappin em 2013, mas os planos foram adiados. As últimas manifestações dos donos da Marabraz deram conta de que a marca voltaria à ativa em 2016.

Procurada, a empresa não quis comentar essa previsão.