IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cargueiro que estava em cemitério de aviões vira bar e restaurante em MG

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

15/04/2014 06h00

Depois de seis anos abandonado, um cargueiro DC-8 da Skymaster deve fazer sua última viagem: do cemitério de aviões no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), para Poços de Caldas, no sul de Minas. No novo endereço, deve ser transformado em bar e restaurante.

Há cinco dias, ao menos dez pessoas trabalham no desmonte do avião que tem 60 metros de comprimento. As partes da aeronave serão transportadas em carretas, e a previsão é que elas sigam para a cidade mineira ainda nesta semana.

Avião cargueiro é desmanchado em Viracopos - Frederico Andrade/Aeroportos Brasil Viracopos - Frederico Andrade/Aeroportos Brasil Viracopos
Funcionários trabalham no desmanche do cargueiro DC-8, em Viracopos (SP)
Imagem: Frederico Andrade/Aeroportos Brasil Viracopos

Quem comprou a aeronave foi o empresário Thiago Oliveira, 26. Ele não divulga o valor pago, mas diz que pretende investir cerca de R$ 1,5 milhão para transformar o avião em bar e restaurante.

A expectativa é inaugurar o estabelecimento no primeiro semestre de 2015, segundo Oliveira, com direito a simulador de voo na cabine e mirante na asa. A proposta é servir comida mineira e pratos japoneses.

“Sou apaixonado por aviões, e a ideia de montar um bar e restaurante dentro de uma aeronave surgiu há mais de dois anos. Desde então, comecei a procurar, mas adquirir uma aeronave não é uma missão muito fácil”, afirma. “A compra do DC-8 só foi concluída no final do ano passado.”

Outro cargueiro será instalada em parque de diversões em SP

Desde 2004, o cemitério de aviões foi instalado no Aeroporto Internacional de Viracopos. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o local, precisava de autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Receita Federal para vender ou descartar as aeronaves.

O cemitério chegou a abrigar cinco aeronaves: dois cargueiros DC-8 da Skymaster, um Boeing 737 da Vasp, um DC-8 da Montini Air, e o cargueiro MD-11 da empresa Centurion Cargo, que derrapou na pista ao pousar e bloqueou Viracopos por 45 horas em 2012.

O MD-11 da Centurion Cargo foi desmontado e removido do local no ano passado.

As outras quatro aeronaves, abandonadas no terminal entre 2004 e 2009, fazem parte da massa falida das empresas aéreas. Três delas foram leiloados em 2013 pela Justiça. Apenas o DC-8 da Montini Air ainda espera um destino, que será definido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por autorizar as remoções. 

O outro avião DC-8 será desmontado e será usado por um parque de diversões no Estado de São Paulo. Ainda não há detalhes sobre a utilização da aeronave.

Já o Boeing 737 da Vasp, que está em Viracopos desde setembro de 2004, foi doado ao próprio aeroporto e será utilizado para treinamentos de segurança operacional.