IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Analistas rebaixam previsão do PIB pela 4ª semana seguida, diz BC

Do UOL, em São Paulo

23/06/2014 08h42Atualizada em 23/06/2014 09h07

Pela quarta semana consecutiva, analistas das principais instituições financeiras diminuíram suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) do país, de acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (23).

Enquanto, na semana passada, os analistas esperavam que o país crescesse, em média, 1,24%, agora a projeção baixou para 1,16%.

A perspectiva para o PIB vem piorando desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou alta de 0,2% do PIB no primeiro trimestre.

Ou seja, em quatro semanas, as projeções do PIB neste ano caíram de 1,63% para os atuais 1,16%.

As previsões para os outros indicadores econômicos foram mantidas inalteradas em relação à semana passada.

A projeção para inflação está em 6,46% ao final do ano; para a Selic, em 11%; e para a taxa de câmbio do dólar, em R$ 2,40.

Expectativas para 2015

Para o ano que vem, os analistas subiram levemente a previsão de inflação, de 6,08% para 6,1%. A projeção de crescimento do PIB foi de 1,73% para 1,6%.

A expectativa para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 12%. Para a cotação do dólar, economistas esperam câmbio de R$ 2,50.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de cem instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

(Com Reuters)