IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lan é eleita melhor companhia aérea da América do Sul; TAM fica em 2º lugar

A companhia aérea chilena Lan foi eleita a melhor da América do Sul pelo "Oscar" da aviação mundial - Divulgação
A companhia aérea chilena Lan foi eleita a melhor da América do Sul pelo 'Oscar' da aviação mundial Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 12h16

A companhia aérea chilena Lan foi eleita a melhor empresa aérea da América do Sul pelo "Oscar" da aviação (Skytrax World Airline Awards). O anúncio foi feito nesta terça-feira (15).

A empresa faz parte do grupo Latam, dono da brasileira TAM, que ficou em segundo lugar no ranking. O terceiro lugar ficou para a Avianca. A Azul foi classificada na quarta posição e a Gol, na quinta.

O prêmio de melhor atendimento de bordo entre as empresas da América do Sul também ficou com a Lan. A Azul foi eleita a melhor companhia aérea de baixo custo do continente.

Empresa chinesa é eleita a melhor do mundo

A Cathay Pacific Airways, de Hong Kong (região administrativa especial da China), foi eleita a melhor empresa aérea do mundo. A empresa tinha ficado em sexto lugar na premiação do ano passado.

A Qatar Airways, do Qatar, ficou na segunda posição do ranking, seguida por Singapore Airlines (Cingapura) e Emirates (Emirados Árabes Unidos). Em 2013, a Emirates tinha sido eleita a melhor do mundo.

Na lista das dez melhores aparecem, ainda, Turkish Airlines (Turquia, 5º lugar), ANA (Japão, 6º), Garuda Indonesia (Indonésia, 7º), Asiana Airlines (Coreia do Sul, 8º), Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos, 9º) e Lufthansa (Alemanha, 10º).

Pesquisa é feita com 18 milhões de passageiros

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada durante a Farnborough Air Show, a feira de aviação mais importante do Reino Unido.

Os premiados são definidos após uma pesquisa com clientes de companhias áreas. No total, 245 companhias foram avaliadas por 18 milhões de passageiros de 160 nacionalidades diferentes.