IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo fecha seis operadoras de planos de saúde de pequeno porte

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 19h46

A Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou a retirada de seis operadoras de pequeno porte do mercado. Elas terão um prazo de 30 dias para repassar os contratos de seus clientes para outras empresas de planos de saúde.

As empresas que deverão parar de vender planos e sair do mercado são: Ameno Assistência Médica S/C Ltda. (2.250 clientes) e Medline Assistência Médica Ltda. (796), de São Paulo; Instituto Português Brasileiro de Assistência (4.434 clientes) e Centro Popular Pro-Melhoramentos de Bom Jesus (1.005), do Rio de Janeiro; Sociedade Médica de Pirapora Ltda. (1.377 clientes) e Odontobet Ltda. (505), de Minas Gerais.

De acordo com a ANS, essas operadoras tinham registro provisório de funcionamento, mas não cumpriram as exigências previstas na regulação para obter o registro definitivo. Elas deixaram de entregar garantias de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro, entre outros documentos.

A agência determinou, então, a passagem dos clientes dessas operadoras para outra empresa no prazo máximo de 30 dias, a partir da data em que os planos forem intimados.

A ANS diz que os clientes devem esperar contato de suas operadoras, mas afirma que vai acompanhar o processo para saber "como os contratos dessas empresas serão absorvidos por outras, com o intuito de garantir a assistência à saúde contratada".

A agência coloca à disposição dos consumidores um telefone para contato em caso de dúvidas: 0800-7019656. A ligação é gratuita.