IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Impostômetro atinge R$ 1 tri com 15 dias de antecedência em relação a 2013

Reprodução/Impostômetro
Imagem: Reprodução/Impostômetro

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 11h51

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que estima o total de impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros ao longo do ano, atingiu a marca de R$ 1 trilhão nesta terça-feira (12).

O valor foi alcançado com 15 dias de antecedência na comparação com 2013. Isso demonstra, segundo a Associação Comercial, o aumento da carga tributária no país.

"É um descompasso: a arrecadação cresce mais do que a economia brasileira. O contribuinte paga muito e, em contrapartida, não tem um retorno compatível. Os serviços públicos deixam a desejar", diz, em nota, Rogério Amato, presidente da ACSP.

No site do impostômetro (www.impostometro.com.br), é possível descobrir o que dá para fazer com todo o dinheiro arrecadado. O portal também possibilita o levantamento dos valores que as populações de cada Estado e município brasileiro pagaram em tributos.

Caminhão do Impostômetro vai passar por sete cidades

Para chamar a atenção da população sobre a quantidade de impostos paga no país, a Associação Comercial criou o Caminhão do Impostômetro, que vai sair da capital e será levado para seis cidades do interior do Estado de São Paulo.

O veículo tem uma exposição de produtos consumidos no dia a dia com informações sobre preços e carga tributária de cada um. Ele ficará estacionado durante algumas horas em pontos estratégicos e de grande circulação.

O caminhão vai sair da capital paulista nesta terça e seguirá para Sorocaba, Campinas, Mogi das Cruzes, São Carlos, Santos e São José dos Campos.