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Gigante chinês Alibaba estreia na Bolsa de Nova York com ações a US$ 68

O fundador do Alibaba, Jack Ma, sorri durante a estreia na Bolsa de Nova York - Mark Lennihan/AP
O fundador do Alibaba, Jack Ma, sorri durante a estreia na Bolsa de Nova York Imagem: Mark Lennihan/AP

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 11h59Atualizada em 19/09/2014 11h59

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba começa a ter ações negociadas na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira (19), sob o código "BABA". O preço final definido para cada papel foi de US$ 68, valor máximo previsto.

Com isso, a empresa levantou US$ 21,8 bilhões com a venda de ações para investidores selecionados e atingiu US$ 167,6 bilhões em valor de mercado, ultrapassando a Amazon, por exemplo. 

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Alibaba foi uma das maiores de todos os tempos, ficando atrás apenas da do Banco Agrícola da China, que levantou US$ 22,1 bilhões em 2010. Se os colocadores exercerem a opção de vender mais ações, a estreia do Alibaba no mercado poderá ser ainda maior.

Para efeito de comparação, a venda de ações do Facebook alcançou US$ 15 bilhões, em maio de 2012.

Os executivos do Alibaba começaram a divulgar o negócio na semana passada e, em dois dias, já tinham procura suficiente dos investidores para cobrir toda a oferta. Essa alta procura fez subir a estimativa de preço por ação para entre US$ 66 e US$ 68 (antes, era de US$ 60 a US$ 66).

Mais negócios que Amazon e eBay juntos

O site chinês é uma espécie de ponto de encontro virtual, que conecta empresas do mundo todo com potenciais compradores e fornecedores.

Fundada por Jack Ma, a empresa com sede em Hangzhou controla 80% de todo o comércio on-line na China,segunda maior economia do mundo. O Alibaba movimentou cerca de US$ 250 bilhões em 2013 --mais do que a Amazon e o eBay juntos.

No Brasil, o Alibaba traduziu para o português seu site Aliexpress, voltado para o consumidor final. Em julho, assinou um acordo de entendimento com os Correios para ajudar empresas brasileiras, especialmente as menores e médias, a acessar o mercado chinês por meio de suas plataformas.

Empresa começou em um apartamento

A empresa foi criada em fevereiro de 1999, quando Jack Ma convidou 17 amigos ao seu apartamento, e fez uma longa apresentação sobre suas ambições e o quanto a China precisava de uma grande empresa de internet.

O segundo de três filhos, com pais artistas, Ma aprendeu inglês com turistas estrangeiros, e isso lhe rendeu seu primeiro emprego, dando aulas do idioma, em 1988, a US$ 14 por mês. 

Entrou na faculdade após prestar vestibular por três vezes. Estudo Pedagogia. Empreendedor, criou uma das primeiras empresas de internet da China, em 1995.

Hoje é um célebre executivo, e um dos homens mais ricos da China. 

(Com agências de notícias)