IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

PIB dos EUA é revisado de 4% para 4,6% no segundo trimestre

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 10h06Atualizada em 26/09/2014 10h17

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos foi revisado para cima nesta sexta-feira (26), passando de uma alta anualizada de 4% para 4,6% no segundo trimestre. No primeiro, a economia tinha recuado 2,1%.

O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país naquele período e mostra como está a economia.

Este foi o melhor desempenho da economia norte-americana desde o quarto trimestre de 2011, e reflete um ritmo mais rápido de gastos empresariais e um crescimento mais forte nas exportações do que estimado anteriormente.

Até o momento, dados econômicos como atividade industrial, comércio e moradias sugerem que muito do ímpeto do segundo trimestre passou para o terceiro trimestre. As estimativas de crescimento para o período de julho a setembro chegam a até 3,6%.

Revisões

Houve revisões para cima em todas as categorias, com a exceção de gastos de consumidores, que respondem por dois terços do PIB norte-americano e cresceram 2,5%, mesmo valor divulgado anteriormente.

O gasto de empresas com equipamentos foi elevado de 10,7% para 11,2%. As empresas também investiram mais em estruturas não residenciais, como perfurações de gás, além de pesquisa e desenvolvimento.

A demanda doméstica cresceu a um forte ritmo de 3,4%, em vez da taxa de 3,1% divulgada anteriormente.

Embora o comércio tenha sido um fardo pelo segundo trimestre consecutivo, o crescimento das exportações foi elevado de 10,1% para 11,1%, maior valor desde o quarto trimestre de 2010.

Os gastos relacionados ao mercado de moradias foi revisado para cima, como também os gastos governamentais.

Os lucros corporativos tiveram uma recuperação um pouco mais forte do que o relatado anteriormente, ante uma queda no primeiro trimestre.

(Com Reuters)

Saiba o que é PIB

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda