Ingleses criam avião híbrido capaz de recarregar as baterias em pleno voo
Pesquisadores da Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, criaram um avião híbrido, movido a combustível fóssil e eletricidade, que é capaz de recarregar as próprias baterias em pleno voo.
O avião tem um sistema de propulsão no qual um motor movido a energia elétrica trabalha junto com um motor comum, a querosene.
Segundo engenheiros da universidade, o avião usa 30% menos combustível que modelos similares, que possuem apenas motores comuns.
"Apesar de carros híbridos estarem disponíveis há mais de uma década, o que tem impedido até agora o desenvolvimento de aviões híbridos ou parcialmente movidos a eletricidade é a tecnologia das baterias", disse o pesquisador e líder do projeto, Paul Robertson.
O teste do avião híbrido foi realizado no início de janeiro, na Inglaterra, com sucesso.
O modelo é baseado em um avião comercial de um assento e foi desenhado pelos engenheiros de Cambridge com apoio financeiro da fabricante norte-americana de aeronaves Boeing.
A idéia de criar um avião que dependa menos de combustível fóssil faz parte de pesquisas recentes de empresas de aviação para diminuir as emissões de carbono na atmosfera.
A indústria da aviação é responsável por 2% das emissões e a Iata (sigla, em inglês, para a associação internacional de transportes aéreos) firmou o compromisso de estabilizar as emissões de carbono do setor aéreo na atmosfera até 2020. Até 2050, a meta é reduzir as emissões em 50%, tomando como base as emissões de 2005.
Na quarta-feira (15), a Boeing e a brasileira Embraer inauguraram um centro de pesquisas sobre biocombustíveis para aviões, também com o objetivo de reduzir as emissões.
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