IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita vai liberar 1º lote de restituições presas na malha fina até dia 31

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 13h20

A Receita Federal deve liberar, nesta semana, a consulta ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda 2014 que ficaram retidas na malha fina, de acordo com informações divulgadas pelo órgão nesta segunda-feira (26).

O pagamento será feito até o final de janeiro, na agência indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. A Receita costumava realizar os depósitos a cada dia 15.

O valor da restituição é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal (http://zip.net/bsn4Jn) ou ligar para o Receitafone, no número 146.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedi-lo por meio da Internet.

Mais de 900 mil declarações ficaram retidas

A Receita reteve quase 938 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física relativo a 2014 na malha fina.

Desse total, 740 mil envolvem declarações com imposto a restituir, 174,3 mil são declarações com impostos a pagar, e 22,8 mil são declarações sem saldo a pagar ou restituir.

De acordo com as informações da Receita, 52% dos casos na malha fina se devem a omissão de rendimentos, que ocorre quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora, explicou, em nota, a secretaria da Receita.

Em seguida na lista de principais causas vêm despesas médicas, com 20% das retenções, ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com 10% dos casos, e a quantidade de dependentes, que responde por 7% dos casos.