IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economistas pioram previsão do PIB pela 16ª semana e veem inflação a 9,91%

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 08h28

Os economistas pioraram as projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) e para inflação no final deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (3) pelo Banco Central (BC).

A expectativa é de que o PIB registre queda de 3,05%. Essa foi a 16ª piora consecutiva na estimativa. Na semana anterior, a projeção era de retração de 3,02%.

Para a inflação, a expectativa é de que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fique em 9,91% em 2015, a sétima alta seguida. A previsão anterior era de 9,85%.

A estimativa fica muito acima do limite máximo da meta do governo. O objetivo é controlar a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas com tolerância de dois pontos para mais ou menos (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

Os analistas mantiveram, novamente, as projeções para a taxa básica de juros (Selic) e para o dólar ao final de 2015. Eles esperam a Selic a 14,25% e o dólar a R$ 4.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o BC divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)

Entenda o ajuste fiscal do governo em 1 minuto

UOL Notícias