IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dilma diz que Previdência preocupa mais o governo do que impeachment

Ao lado do ministro Edinho Silva (à dir.), presidente Dilma Rousseff participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto - Ichiro Guerra/PR
Ao lado do ministro Edinho Silva (à dir.), presidente Dilma Rousseff participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto Imagem: Ichiro Guerra/PR

Da Agência Brasil

15/01/2016 12h15

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (15) que a situação da Previdência é o assunto que mais preocupa o governo neste momento.

Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, ela destacou que a reforma da Previdência deve ser estudada de forma técnica e política. Participaram do encontro correspondentes estrangeiros e dos veículos online.

"Acho que a questão mais importante para o país é a Previdência. Isso não quer dizer que tentativas golpistas não sejam importantes", disse ao ser perguntada sobre qual assunto é mais urgente para sua gestão: a Previdência ou os pedidos de impeachment.

"O impeachment tem uma repercussão política, o que significa [pôr em xeque] a estabilidade democrática do país", completou.

Segundo ela, há duas alternativas para lidar com o rombo da Previdência: o aumento a idade mínima para aposentadoria e a continuidade da fórmula 85/95 (soma do tempo de contribuição e idade até atingir 85, para as mulheres, e 95 para os homens).

Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário.