IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Metalúrgicos protestam em SP contra a reforma da Previdência

Fernanda Cruz

Da Agência Brasil

09/12/2016 10h21

Metalúrgicos das montadoras Volkswagen e Mercedes-Benz fazem um protesto, desde as 8h desta sexta-feira (9), contra a reforma da Previdência Social. O grupo se concentra na Via Anchieta, que liga a capital paulista ao litoral, próximo à cidade de São Bernardo do Campo.

De acordo com a concessionária Ecovias, os manifestantes ocupam as pistas marginais da Via Anchieta, na altura do quilômetro 23 do sentido São Paulo e na altura do quilômetro 15 do sentido litoral.

O ato faz parte de agenda de ações organizada pelas centrais sindicais, que são contrárias à reforma da Previdência proposta pelo governo federal. Para as entidades, as mudanças ameaçam o direito à aposentadoria e as garantias da seguridade social.

Pela proposta de emenda constitucional (PEC), a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, para receber 100% do valor, será preciso contribuir por 49 anos, mesmo que o trabalhador tenha atingido os 65 anos de idade.

Quem já tem condições de se aposentar não deve se preocupar, diz Temer

UOL Notícias