IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Poupança volta a render mais que a inflação em 2016, diz consultoria

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 13h08

A poupança rendeu 8,3% em 2016, enquanto a inflação oficial no ano foi de 6,29%, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (11). Isso significa que quem guardou suas economias na poupança ao longo do ano passado conseguiu cobrir a perda da inflação e ainda ficar com um dinheiro extra.

Foi o terceiro ano consecutivo de alta, e o melhor resultado da poupança desde 2006, segundo levantamento da consultoria Economatica.

Em 2015, a poupança havia rendido 8,15%, mas a inflação oficial no ano havia sido de 10,67%. Ou seja, o poupador perdeu poder de compra naquele ano.

Terceiro melhor investimento

De acordo com a Economatica, o ganho real da poupança no ano passado (descontada a inflação*) foi de 1,9%.

Por que a inflação no nosso bolso parece maior do que a inflação oficial?

UOL Notícias

Com isso, ela fica atrás de outros dois investimentos. A Bovespa liderou, com ganho real de 30,72%, seguida pelo CDI, usado na renda fixa, com alta de 7,25% acima da inflação. Os rendimentos dessas aplicações não consideram descontos de Imposto de Renda e taxas. 

Saques superaram depósitos

No ano passado, os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 40,702 bilhões, no segundo pior resultado desde o início da pesquisa, em 1995. O resultado só foi melhor que o de 2015, quando a caderneta havia perdido R$ 53,568 bilhões.

As informações foram divulgadas pelo Banco Central na última quinta-feira (5).

A poupança perde recursos em meio à crise econômica, com expectativa de queda de 3,49% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2016. O desemprego alto, com taxa de 11,9%, e as sucessivas quedas na renda vêm pressionando o orçamento dos brasileiros. 

Soma-se a isso o fato de os juros estarem altos, atraindo recursos para investimentos mais rentáveis.

* O cálculo do ganho real (descontado o efeito da inflação) não é a simples subtração entre o ganho nominal da poupança e a inflação do período, destaca a consultoria.

Poupança ou Tesouro Selic? A conta que você precisava!

Me Poupe