IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas montarão fábrica para produção de vacina contra covid-19

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2020 15h04

Ambev, Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behring Family Foundation se unirão para montar uma fábrica para produção da vacina contra a covid-19 no Rio de Janeiro. Toda a produção será doada à Fiocruz.

A primeira etapa do projeto contará com a construção de um laboratório dedicado ao controle de qualidade de 100 milhões de doses que serão importadas ao Brasil. A fábrica e aquisição de equipamentos para incorporação total da tecnologia pelo Brasil serão concluídas nos primeiros meses de 2021.

Parte dos integrantes da coalizão também apoiará a construção de uma instalação parecida no Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo as empresas, as duas iniciativas "trarão ao Brasil uma autonomia inédita para o abastecimento de vacinas contra a covid-19". Além disso, serão as primeiras fábricas capazes de produzir este tipo de vacina na América do Sul.

A preparação das instalações fabris terá um custo de cerca de R$ 100 milhões, recurso arrecadado pela coalizão. A vacina que será produzida na unidade é a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, junto ao laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca.

A Ambev será corresponsável, junto com a Fiocruz, pela gestão e execução do projeto, sob supervisão técnica de Bio-Manguinhos/Fiocruz.