ONG diz que esfiha de planta do Habib's tem leite; rede muda receita
Uma associação filantrópica entrou com uma ação contra o Habib's por suposta propaganda enganosa de produtos "feitos de planta" e pede indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. O Habib's diz que os produtos passaram por revisões.
O que aconteceu:
- A associação Os Animais Importam diz que o Habib's lançou quatro produtos a base de planta no cardápio.
- Segundo o grupo, a expressão feito de plantas é "utilizada para designar produtos alimentícios sem qualquer ingrediente de origem animal" --ou seja, sem carnes, ovos, leite e laticínios, nem mel.
- Porém, a associação diz que uma postagem da rede aponta em letras pequenas que "o pão do Bib's Burguer Plant (do lançamento) contém ovo em sua composição".
- O Habib's teria confirmado que o pão do hambúrguer "a base de plantas" teria ovos.
- A massa das esfihas dos lançamentos também levaria leite e manteiga. A informação teria sido confirmada pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa.
- Depois das críticas, a rede teria feito um hambúrguer que, em vez de pão, teria a massa de esfiha, com o selo "proteína incrível, 100% vegetal", o que causaria confusão ao cliente.
Apesar de o selo aludir exclusivamente ao hambúrguer, feito de carne vegetal, há de se convir que a falta de diferenciação entre os lanches causa confusão no cliente a respeito de qual das opções é, de fato, apta para vegetarianos-estritos e veganos. O cardápio continua padecendo, pois, de imprecisões que induzem ao erro."
Trecho da ação
- Procurado pelo UOL, o Habib's disse que a receita de uma das esfihas citadas foi alterada. Agora, ela é preparada com ingredientes exclusivamente vegetais.
- O hambúrguer também ganhou uma versão adicional, feita com massa sem ingredientes de origem animal. Os demais produtos alvos da ação da associação, segundo a rede de restaurantes, não contam com ingredientes animais.
Nossa equipe de atendimento passou por um novo treinamento e está preparada para fornecer as informações corretas sobre a composição de cada um dos produtos do cardápio.
Habib's, por meio de comunicado
Leia a íntegra do comunicado do Habib's:
"Conforme esclarecemos na ocasião do lançamento da linha vegetariana do Habib's (fevereiro de 2023), ela foi desenvolvida para atender à crescente demanda de consumidores dessa categoria, que buscam reduzir o consumo de itens de origem animal em sua alimentação. A comunicação da marca utiliza o termo "feito de plantas" para destacar os diferenciais dos novos produtos e, para que não houvesse questões de interpretação, o menu sempre foi divulgado utilizando o termo "vegetariano" - desde o início da campanha.
Entendendo as expectativas dos nossos consumidores, a Plant'sfiha de Shitake passou por uma revisão e, hoje, é produzida exclusivamente com ingredientes de origem vegetal. Já o Bib's Burger Plant ganhou uma versão adicional feita com a massa das nossas bib'sfihas, que não leva qualquer ingrediente de origem animal em sua composição. Ambas as novidades já estão disponíveis nos restaurantes da rede. Os demais produtos - Plant'sfiha de Ratatouille e Minikibe Plant - seguem no menu e não contam com ingredientes de origem animal.
Esclarecemos ainda que as massas da bib'sfiha não contêm qualquer tipo de ingrediente de origem animal (ovos, leite ou manteiga) e nos desculpamos por qualquer informação incorreta que tenha sido compartilhada. Nossa equipe de atendimento passou por um novo treinamento e está preparada para fornecer as informações corretas sobre a composição de cada um dos produtos do cardápio.
Tendo a transparência como um dos pilares do nosso negócio, a descrição completa e a tabela nutricional de todos os produtos podem ser encontradas em nosso site (https://www.habibs.com.br). Continuamos à disposição dos nossos clientes para dúvidas e informações, por meio da nossa Central de Atendimento: Grande São Paulo (5696-6000) e demais localidades (4003-9006)."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.