IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Boeing inicia reparos e Dreamliner voltará a voar em uma semana

Yoshikazu Tsuno/AFP
Imagem: Yoshikazu Tsuno/AFP

Tim Kelly e Rhys Jones

22/04/2013 16h35

TÓQUIO/LONDRES, 22 Abr (Reuters) - A Boeing começou a instalação baterias de ion-lítio reforçadas em cinco jatos 787 com operação suspensas no Japão nesta segunda-feira, iniciando um processo que deve deixar os primeiros Dreamliners comerciais prontos para voar novamente dentro de uma semana.

Os Dreamliners da Boeing estão fora de operação desde que reguladores nos Estados Unidos e outras partes do mundo ordenaram, em meados de janeiro, que todos os 50 aviões não levantassem voo após problemas de superaquecimento de baterias. Reguladores dos EUA aprovaram um novo design de bateria na sexta-feira.

Essa punição já custou à Boeing estimados US$ 600 milhões, paralisando entregas e forçando algumas companhias aéreas a alugarem aeronaves como alternativa. Diversas dessas empresas disseram que buscarão compensação da Boeing, potencialmente elevando as perdas da fabricante.

Os cinco primeiros jatos a receberem os novos sistemas de bateria reforçados pertencem à All Nippon Airways, companhia aérea que iniciou as primeiras operações comerciais do Dreamliner.

"Nossa primeira prioridade é fazer com que a frota existente volte ao ar", disse a repórteres na Europa Larry Loftis, vice-presidente e diretor-geral do programa 787.

Dez equipes com cerca de 30 engenheiros cada foram despachadas pela Boeing em todo o mundo para instalar os invólucros reforçados das baterias e outros sistemas para evitar uma repetição de incidentes.