IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ações asiáticas sobem com dados comerciais fortes da China

08/05/2013 07h43

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 8 Mai (Reuters) - As ações asiáticas atingiram o maior nível em quase dois anos nesta quarta-feira, à medida que dados comerciais fortes da China somaram-se ao sentimento positivo já alimentado por máximas recordes em ações globais durante a noite.

Às 7h37 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,02%, atingindo o maior nível desde agosto de 2011, guiado por um ganho de 1,09% das ações australianas, levando-as para uma nova máxima desde julho de 2008. As ações de Hong Kong avançaram 0,86%.

Depois dos dados otimistas de emprego nos Estados Unidos na sexta-feira e de encomendas à indústria alemã mostrando um fortalecimento inesperado, a China seguiu a tendência nesta quarta-feira com números comerciais melhores do que o esperado para abril, cimentando ainda mais o humor positivo.

As importações e exportações da China cresceram mais do que o esperado em abril ante o ano anterior, possivelmente aliviando algumas das preocupações com a fraqueza da recuperação da segunda maior economia e a maior consumidora de commodities do mundo, após uma sequência de dados fracos nas últimas semanas.

As ações japonesas tiveram desempenho superior aos seus pares regionais, escalando para um nova máxima em cinco anos. O índice Nikkei subiu 0,74%, depois de ter avançado 1,7% mais cedo, atingindo o maior nível desde junho de 2008.

O índice de Seul encerrou em leve alta de 0,11%, a Bolsa de Taiwan avançou 1,27%, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,48% e Cingapura subiu 0,88%.

(Reportagem adicional de Maggie Lu Yueyang em Sydney)