IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Vendas no varejo dos EUA sobem 0,7% em novembro

12/12/2013 11h40

WASHINGTON, 12 Dez (Reuters) - As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram em novembro com os norte-americanos comprando automóveis e uma série de outros bens, ampliando os sinais de fortalecimento da economia, o que pode deixar o Federal Reserve, banco central norte-americano, mais perto de reduzir o ritmo do estímulo.

O Departamento do Comércio informou nesta quinta-feira que as vendas no varejo aumentaram 0,7 por cento no mês passado, depois de subirem 0,6 por cento em outubro, segundo dados revisados. O aumento em novembro foi o maior em cinco meses.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que as vendas varejistas, que respondem por cerca de 30 por cento dos gastos dos consumidores, avançariam 0,6 por cento após alta divulgada anteriormente de 0,4 por cento em outubro.

O chamado núcleo das vendas --que elimina automóveis, serviços de alimentos, gasolina e materiais de construção e mostra de forma melhor o componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto (PIB)-- subiu 0,5 por cento, após alta de 0,7 por cento em outubro.

(Reportagem de Lucia Mutikani)