IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ATUALIZA 1-União com Rumo é positiva para ALL e neutra para Cosan, diz Fitch

25/02/2014 18h42

RIO DE JANEIRO, 25 Fev (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch disse em comunicado nesta terça-feira que a proposta de união entre a empresa de logística Rumo e a operadora de ferrovias ALL é positiva para os ratings da ALL e neutra para a classificação da Cosan.

A proposta de negócio foi anunciada na segunda-feira. 

Paralelamente, a Cosan anunciou proposta de separar suas unidades de energia e logística.

De acordo com a nova estrutura acionária, a Cosan irá criar a Cosan Logística (uma empresa responsável pelos investimentos na Rumo Logística e potencialmente na ALL) e a Cosan Energia (empresa responsável por investimentos na Raízen, Comgás, Cosan Lubricants e Radar), disse a Fitch.

"A Fitch não espera alterar os ratings da Cosan uma vez que a separação e a fusão forem concluídas", disse a agência, segundo a qual a nota atual é baseada na qualidade de crédito de seus ativos no segmento de energia.

A agência também disse acreditar que o perfil de crédito da Cosan Energia não deve ser afetado pela separação. "No entanto, a transação é estrategicamente positiva para o grupo Cosan, já que contribui para ampliar a diversificação do negócio e deverá ajudar a diminuir sua volatilidade de fluxo de caixa derivada dos negócios de etanol e açúcar", disse a Fitch.

"Essa transação também melhora a presença no segmento de logística, que atualmente é um dos principais focos da Cosan."

Já para a ALL, a Fitch vê a fusão como positiva para o perfil de crédito da empresa e como potencial impulsionadora dos ratings da companhia, quando o negócio for fechado.

"A transação deve fortalecer o perfil de negócio da ALL, traz um forte acionista para seu capital e deve permitir uma desalavancagem mais rápida que o esperado", disse a agência.

A Fitch entende que os negócios da ALL e da Rumo são complementares e altamente sinérgicos. "A operação deve beneficiar o negócio individual de cada companhia, impulsionando um potencial aumento da geração de fluxo de caixa combinada no médio prazo."

Na segunda-feira, executivos da Cosan disseram que a empresa que poderá ser criada com a associação da ALL e a Rumo Logística terá forte liquidez e a possibilidade de captar recursos no mercado para fazer investimentos.

(Por Luciana Bruno; edição Juliana Schincariol e Roberto Samora)