IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação na zona do euro é revisada para menor nível em 4 anos em fevereiro

17/03/2014 08h48

17 Mar (Reuters) - O índice de inflação na zona do euro atingiu o menor nível anual em 4 anos em fevereiro, mostraram dados revisados nesta segunda-feira (17), desacelerando para a mesma taxa que levou o Banco Central Europeu a reduzir de forma inesperada os juros em novembro.

A taxa de inflação anual nos 18 países que dividem o euro, desacelerou para 0,7% em fevereiro, ante 0,8% em janeiro, mostrou o escritório oficial de Estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Inicialmente, o Eurostat havia estimado que a inflação havia ficado em 0,8% no mês passado.

O crescimento anual dos preços desacelerou para 0,7%, a menor leitura anual de inflação desde novembro de 2009, pela primeira vez em outubro do ano passado, o que fez o BCE reduzir sua taxa de juros para a mínima recorde de 0,25%.

Na comparação mensal, os preços subiram 0,3% no mês passado, puxados por um aumento de 0,5% nos preços de serviços e de 0,5% nos custos de bens industrializados não-energéticos.

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou na quinta-feira passada que o banco prepara medidas adicionais para se proteger contra a possibilidade de deflação na região, conforme a valorização do euro pesa sobre os preços.

Draghi vê os riscos de deflação "bastante limitados", mas acrescentou que quanto mais tempo a inflação permanecer baixa, maior a probabilidade de sugir o risco de queda nos preços.

Em fevereiro, quatro países registraram queda nos preços na taxa anual: Portugal e Eslováquia --ambos com recuo de 0,1%--; Grécia (-0,9%); e Chipre (-1,3%).

O BCE, apesar de prever baixa inflação para os próximos anos, manteve a taxa de juros inalterada neste mês.