IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Alemanha vê estagnação da economia no 2º trimestre

21/07/2014 07h39

FRANKFURT (Reuters) - A economia da Alemanha provavelmente estagnou no segundo trimestre à medida que a indústria passou a recuar em meio a preocupações geopolíticas, afirmou o banco central do país em seu relatório mensal nesta segunda-feira (21).

A perda de ímpeto na Alemanha, maior economia da Europa, vai preocupar autoridades que estão observando qualquer impacto sobre o bloco da crise na Ucrânia e da ofensiva por terra de Israel em Gaza.

A atividade de construção da Alemanha em abril e maio ficou abaixo daquela vista nos meses de inverno ameno, disse o BC alemão.

"A indústria recuou uma marcha", acrescentou o BC em seu relatório mensal de julho. "Assim como efeitos de calendário, elevadas tensões geopolíticas provavelmente tiveram participação nisso."

"Considerando que o setor de serviços provavelmente expandiu mais, o Produto Interno Bruto real ajustado sazonalmente e ao calendário pode no segundo trimestre ter ficado no mesmo nível do primeiro trimestre", completou.

Economistas consultados pela Reuters neste mês esperavam crescimento no segundo trimestre de 0,2% na Alemanha, seguido de expansão de 0,5% em cada um dos cinco trimestres seguidos.

(Reportagem de Paul Carrel e Reinhard Becker)