IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES financia R$550,5 mi para projetos de saneamento

30/07/2014 16h01

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamentos que totalizam 550,5 milhões de reais para projetos de saneamento nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o valor aprovado foi de 61,1 milhões de reais, o que representa 90 por cento dos investimentos no projeto, que contempla a ampliação do sistema de abastecimento de água de Santana do Parnaíba, com implantação de adutora, reservatório e redes de distribuição.

O banco aprovou um financiamento de 286,7 milhões de reais para o projeto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), num empréstimo que cobrirá 91,5 por cento do total a ser investido. O projeto contempla a ampliação dos sistemas de abastecimento de água dos municípios de Campo Mourão, Curitiba, Guarapuava, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória, além da ampliação das redes de esgoto em Arapongas e União da Vitória.

No Amazonas, o BNDES apoia com cerca de 178,9 milhões de reais a modernização e expansão dos sistemas de água e esgoto de Manaus. Os recursos correspondem a 89,4 por cento dos investimentos a serem feitos pela Manaus Ambiental.

A operação com o município de Caxias do Sul (RS), no valor de 23,7 milhões de reais, contempla a ampliação dos sistemas de abastecimento de água da Zona Centro-Norte, por meio da implantação de reservatório e adutoras.

As obras contempladas com os financiamentos têm o potencial de beneficiar cerca de 1,36 milhão de pessoas.