IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro precisa recuar ainda mais, diz chefe do BC francês

11/09/2014 08h26

PARIS (Reuters) - O chefe do banco central da França, Christian Noyer, disse que o Banco Central Europeu (BCE) já obteve sucesso na meta de enfraquecer o euro, mas que a moeda única precisa recuar mais para que o banco central alcance a meta de inflação.

"Tivemos perfeito sucesso no que era um dos nossos objetivos, do qual necessitamos para voltar à nossa meta de inflação de 2%: precisávamos fazer o euro recuar e ainda precisamos fazer o euro recuar" disse Noyer, que também é membro do Conselho do BCE, à rádio Europe 1 em uma entrevista nesta quinta-feira.

O apelo surgiu ao mesmo tempo em que a inflação dos preços ao consumidor na França caiu a uma mínima de quase cinco anos em agosto, recuando para 0,5% na base anual ante 0,6% no mês anterior, segundo dados.

O euro recuou de cerca de US$ 1,37 no final de junho para ser negociado próximo a US$ 1,29 no início desta quinta-feira.

Questionado se o BCE pode fazer mais para impulsionar a recuperação na zona do euro, Noyer observou que as taxas de juros já estão mais baixas que os juros nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha como resultado das últimas medidas do banco central, mas acrescentou: "Claro que sempre podemos criar novas medidas se a situação exigir".

(Por Mark John)