IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ATUALIZA 1-Gol e TAM perdem mercado em setembro, Azul e Avianca avançam, diz Anac

27/10/2014 10h11

SÃO PAULO (Reuters) - As companhias aéreas Gol e TAM perderam participação de mercado em voos domésticos em setembro sobre o mesmo período do ano passado, enquanto as rivais de menor porte Azul e Avianca tiveram avanços de dois dígitos em suas fatias, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os dados foram divulgados depois que a associação de empresas aéreas Abear e a própria Gol divulgaram dados sobre setembro e sobre o terceiro trimestre.

Segundo a Anac, a participação da TAM no mercado doméstico recuou de 39,9 por cento em setembro de 2013 para 38,1 por cento no mês passado. A fatia da Gol passou de 35,4 para 35 por cento.

Enquanto isso, a participação da Azul cresceu 4 pontos percentuais, para 17,1 por cento, e a Avianca viu sua fatia subir de 7,4 por cento para 9 por cento.

No total, a demanda doméstica subiu 3,2 por cento em setembro sobre um ano antes, "completando 12 meses consecutivos de crescimento e atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos", afirmou a Anac em comunicado à imprensa. Já a oferta interrompeu sete meses de baixas e cresceu 1,7 por cento em setembro na comparação anual.

Com o resultado do mês passado, a demanda doméstica acumulou alta de 5,4 por cento no ano e a oferta ficou praticamente estável, com oscilação negativa de 0,14 por cento no período.

A Anac informou ainda que os aviões voaram mais cheios em setembro, com a taxa de ocupação sendo recorde para o mês nos últimos dez anos, a 78,6 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Marcela Ayres)