IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Oi projeta Ebitda de rotina no Brasil de R$7 bi a R$7,4 bi em 2015

05/01/2015 08h08

SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de telecomunicações Oi projetou nesta segunda-feira que atingirá um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de rotina das operações no Brasil em 2015 de 7 bilhões a 7,4 bilhões de reais.

Em fato relevante, a companhia afirmou que a meta leva em conta uma expansão de 0,55 por cento do PIB em 2015, e uma taxa de inflação medida pelo IPCA de 6,5 por cento no ano.

O Ebitda de rotina exclui ganhos e perdas pontuais que não são possíveis de prever, como por exemplo a venda de ativos.

Segundo a Oi, não é possível estimar seu Ebitda consolidado para o ano uma vez que a venda dos ativos operacionais em Portugal e na Hungria, divulgada pela companhia em dezembro, está sujeita a diversas condições, sendo que a empresa "não pode fornecer projeções relativas ao momento do fechamento dessa transação, ou à própria ocorrência do fechamento".

De janeiro a setembro de 2014, o Ebitda de rotina da Oi no Brasil somou 4,9 bilhões de reais, recuo de 5,6 por cento sobre um ano antes, impactado por queda na receita líquida no período.

Em meados de dezembro, a Oi divulgou números preliminares de outubro e novembro, afirmando que as cifras confirmavam seu posicionamento de que o terceiro trimestre seria o ponto de inflexão do negócio.

A média mensal do Ebitda de rotina no Brasil, considerando os dois primeiros meses do quarto trimestre, chegou a 544 milhões de reais, alta de 3,8 por cento na comparação com a média mensal do trimestre anterior.

(Por Marcela Ayres)