IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma diz que se preocupa com inflação e desemprego todos os dias

20/08/2015 18h41

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que se preocupa todos os dias com a inflação e com a elevação do desemprego, depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar que o desemprego atingiu em julho o maior nível em cinco anos.

"Tem duas coisas que me preocupam todo santo dia: uma é a elevação do desemprego porque sei que isso provoca sofrimento nas famílias desse país" disse a presidente, falando que o aumento do número de desempregados é uma consequência da dificuldade da economia.

Em julho a taxa de desemprego saltou para 7,5% devido ao aumento de quase 10% da população desocupada, números que reforçam o quadro de recessão no país em meio ao cenário de inflação alta e instabilidade política.

"A segunda questão que me preocupa todo santo dia é a inflação", disse a presidente em momento de baixa popularidade e aumento da insatisfação da população com o seu governo.

Sobre incertezas relativas ao pagamento do adiantamento do décimo terceiro salário aos aposentados, ela disse que quando houver definição sobre o tema ela se manifestará oficialmente.

Dilma também foi questionada pelos jornalistas sobre se autorizará novos aumentos de impostos para reforçar o caixa em momento marcado por arrecadação fraca. Sem responder sim ou não, ela disse que "em seu tempo oportuno as coisas ficarão bem claras".

(Reportagem de Luciana Otoni)