IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diretoria da Petrobras defende adiamento de IPO da BR Distribuidora, diz fonte

27/08/2015 12h10

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A diretoria da Petrobras defendeu em reunião de Conselho de Administração nesta semana que a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da BR Distribuidora seja adiada, citando um cenário econômico de incertezas, disse nesta quinta-feira uma fonte a par do assunto.

"Há essa discussão e intenção sim de adiar IPO da BR", destacou a fonte, na condição de anonimato. "O cenário em geral é complicado e cercado de muitas incertezas, e decisões estratégicas (da Petrobras) precisam levar isso em consideração."

Havia expectativa de que o IPO da unidade de distribuição combustíveis da estatal fosse realizado ainda em 2015.

O prospecto da operação deveria ser divulgado nesta quinta-feira, disse uma fonte do mercado anteriormente à Reuters.

Mais cedo nesta quinta, nota na coluna Radar On-Line, da revista Veja, havia dito, sem citar fontes, que a Petrobras decidiu adiar o IPO.

Em meados deste mês, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda de ao menos 25 por cento da BR Distribuidora, segundo ata de reunião do colegiado.

O Conselho da estatal já aprovou um plano para buscar aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o IPO, que pode ser ampliado para além de 25 por cento com a venda de lote suplementar e lote adicional, segundo a ata.

A BR Distribuidora recentemente foi avaliada em cerca de 10 bilhões de dólares por analistas da UBS Securities.

O IPO da BR está dentro do plano de desinvestimentos da estatal.

A empresa quer vender 15,1 bilhões de dólares em ativos até o final de 2016, com forma de reduzir sua elevada alavancagem.

Procurada, a Petrobras não comentou o assunto imediatamente.

(Reportagem adicional de Guillermo Parra-Bernal)