IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras negocia com Mitsui venda de fatia em distribuidoras de gás natural

22/09/2015 12h46

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou que está em negociação final com a Mitsui Gás e Energia do Brasil para a venda de 49 por cento da holding que consolidará as participações da estatal nas distribuidoras estaduais de gás natural.

A operação integra o programa de desinvestimentos previsto no plano de negócios da companhia, disse a Petrobras em fato relevante divulgado ao mercado nesta terça-feira, acrescentando que a conclusão do negócio ainda precisa ser aprovada por sua diretoria e Conselho de Administração, além de órgãos reguladores.

Segundo o analista Caio Carvalhal, da corretora Brasil Plural, o negócio é positivo, ainda mais após a postergação de venda de participação na BR Distribuidora, à medida que a companhia busca entregar algum desinvestimento significativo até o final do ano.

A companhia divulgou anteriormente plano de realizar desinvestimentos de 15,1 bilhões de dólares para o biênio 2015-2016, ainda que o atual cenário econômico desfavorável possa levar ao adiamento de alguns negócios, como é o caso do IPO da BR Distribuidora.

Os valores negociados não foram divulgados, mas Carvalhal lembrou que a Brasil Plural recentemente publicou uma estimativa de que 100 por cento da participação da Petrobras nas companhias de gás vale de 2,5 bilhões a 3 bilhões de dólares.

"No entanto, a venda de fatia minoritária poderia implicar em algum nível de desconto", disse o analista.

A Mitsui Gás e Energia do Brasil é uma holding controlada pela japonesa Mitsui, que já possui participação societária em oito companhias locais de distribuição de gás natural no Brasil, segundo o site da empresa.

As distribuidoras da Mitsui Gás e Energia, somadas, representam 8,5 por cento do volume de gás distribuído no Brasil, de acordo com a companhia.

Na semana passada, a estatal tinha enviado ofício à Comissão de Valores Mobiliários em que não confirmou informações da imprensa de que teria colocado à venda a Gaspetro, subsidiária que detém participação em distribuidoras de gás canalizado do país.

Ainda em março, logo após o anúncio do plano de desinvestimentos, uma fonte próxima das negociações disse à Reuters que o pacote poderia envolver a venda de parcelas de ativos de distribuição de gás no Brasil.

A Petrobras não deu outros detalhes sobre a negociação com a Mitsui.

Apesar do anúncio, a ação da Petrobras operava em queda de 5,7 por cento, enquanto Ibovespa recuava 2,5 por cento, por volta das 12h45.

 

(Por Priscila Jordão e Gustavo Bonato)