IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's: recessão desafia liquidez de empresas brasileiras; Petrobras enfrenta riscos

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

24/11/2015 12h05

SÃO PAULO, 24 Nov (Reuters) - O enfraquecimento prolongado da economia brasileira impõe desafios à liquidez das empresas brasileiras, afirmou em relatório nesta terça-feira (24) a agência de classificação de risco de crédito Moody's.

Segundo a Moody's, o baixo nível de confiança dos agentes e a fraqueza da economia tem tornado os bancos mais seletivos na concessão de crédito e reduzido a atividade no mercado de capitais.

De forma geral, as empresas brasileiras manterão liquidez adequada em 2016, em grande parte graças a corte de custos e redução de planos de gastos de capital, embora muitas tendam a enfrentar desafios sérios, afirmou a Moody's, destacando a Petrobras, "que será testada ao máximo".

Para a avaliadora de risco, a Petrobras enfrenta riscos significativos de refinanciamento nos próximos anos e não pode reduzir seu endividamento de maneira significativa sem uma grande venda de ativos.

A Moody's também alertou que os setores de construção e de engenharia devem ter condições de crédito mais apertadas pelo menos até o começo de 2017. E a forte desvalorização do real e a demanda mais fraca de passageiros corporativos devem aumentar o risco de liquidez para as companhias aéreas.

Por outro lado, setores mais ligados a exportações, como carne, papel e celulose, devem se beneficiar do real mais fraco em 2016, conclui a agência de risco.

(Por Aluísio Alves; Edição de Cesar Bianconi)