IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Justiça suspende liminar que impedia venda da Gaspetro pela Petrobras

24/08/2016 12h28

A Justiça atendeu recurso da Petrobras e suspendeu liminar que impedia a venda pela petroleira de 49% de sua subsidiária de gás Gaspetro à japonesa Mitsui, uma de suas uma de suas ações para cumprir o bilionário plano de venda de negócios, informou a petroleira.

O negócio, de R$ 1,9 bilhão, foi aprovado pelo Conselho de Administração da companhia em outubro e o pagamento foi realizado em dezembro.

A decisão, que suspendeu integralmente a liminar do Juízo da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, na Bahia, que havia impedido a venda, foi proferida pelo desembargador Kassio Nunes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na terça-feira (23), segundo a Petrobras. 

De acordo com a empresa, o Estatuto Social e o Acordo de Acionistas da Gaspetro voltam a valer a partir da decisão.

"O magistrado não viu fundamento na alegação do autor da ação popular que originou a liminar, José Gama Neves, de que o procedimento foi realizado sem a necessária licitação", afirmou.

Além disso, a petroleira disse que a Justiça também entendeu que não se sustenta a tese de que a Mitsui não poderia explorar o serviço público estadual de gás por já ter a concessão de 20% da Hidrelétrica de Jirau.

(Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)