IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Caixa teve melhor resultado financeiro de sua história, diz Meirelles

Marcela Ayres

01/02/2018 11h33

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (1º) que a Caixa Econômica Federal teve o melhor resultado financeiro de sua história.

"Estamos confiantes e estamos aguardando a divulgação do resultado, mas já antecipando portanto um resultado excelente", disse em evento do banco, sinalizando sobre os dados de 2017.

Leia também:

Sobre a aprovação do novo estatuto da Caixa, Meirelles apontou que este foi um passo "fundamental" e um "avanço extraordinário". Em linha com a Lei das Estatais, o novo texto dá ao conselho de administração poder de eleger e destituir vice-presidentes e define que um quarto do colegiado será de membros independentes.

Mudanças após crise

Aprovadas em janeiro, as mudanças vieram após uma crise no banco por suspeitas de envolvimento de dirigentes em casos de corrupção, que culminou com o afastamento de vice-presidentes após apelos do Ministério Público Federal e do Banco Central. 

Antes do novo estatuto, os vice-presidentes do banco eram nomeados pelo presidente da República, por indicação do ministro da Fazenda, e o conselho não tinha membros independentes.

"A Caixa trabalhou na mesma direção com que estamos trabalhando no país", disse Meirelles, citando "maior eficiência de gestão, venda de ativos e foco cada vez maior nas suas atividades principais".

O ministro também previu que o Brasil crescerá forte em 2018 após a maior recessão de sua história. A expectativa é de alta do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 3%, e que esse ritmo prosseguirá nos anos seguintes partindo do premissa de continuidade da agenda de reformas na economia.

(Edição de Patrícia Duarte)