IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido quer acordo ambicioso de livre comércio com UE, diz Comissão Europeia

Acordo para o Brexit já foi rejeitado no Parlamento três vezes, e o prazo para a saída do bloco, adiado em duas ocasiões - AFP
Acordo para o Brexit já foi rejeitado no Parlamento três vezes, e o prazo para a saída do bloco, adiado em duas ocasiões Imagem: AFP

Philip Blenkinsop

Da Reuters, em Bruxelas

17/10/2019 08h08

O Reino Unido tentará selar um ambicioso acordo de livre comércio com a União Europeia depois de deixar o bloco, incluindo tarifas zero e sem cotas, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira.

A Comissão afirmou que a principal mudança na declaração política anexada ao novo acordo de divórcio foi a opção do governo britânico por um acordo de livre comércio.

"A declaração política prevê um acordo de livre comércio ambicioso, com tarifas e cotas zero entre a UE e o Reino Unido. Ela afirma que compromissos sólidos em condições equitativas devem garantir uma concorrência aberta e justa", afirmou a Comissão em comunicado.

"A natureza precisa dos compromissos será proporcional à ambição do futuro relacionamento, e levará em conta a conexão econômica e a proximidade geográfica do Reino Unido."