IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos terão que incorporar riscos de mudanças climáticas a testes de estresse a partir de 2022

Banco Central torna obrigatória divulgação de informação climática - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Banco Central torna obrigatória divulgação de informação climática Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Carolina Mandl

15/09/2021 10h50Atualizada em 15/09/2021 18h20

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira novas regras que obrigam os bancos a incorporar riscos relacionados a mudanças climáticas a seus testes de estresse a partir de julho de 2022.

O diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso, disse que a nova regulamentação visa evitar que esses riscos possam potencialmente gerar instabilidade financeira.

A autarquia também tornou obrigatório às instituições financeiras divulgar informações relacionadas ao clima como parte de seus relatórios financeiros, o que está em linha com recomendações da força tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira do G20 que trata do tema (TCFD na sigla em inglês).

Com essas mudanças, o BC se junta a outros reguladores financeiros do mundo na exigência de ações relacionadas ao clima por parte das instituições financeiras.

"Ao fortalecer as regras associadas às questões sociais, ambientais e climáticas, cujo impacto, positivo ou negativo, é cada vez mais relevante para a solvência das instituições, o BC reafirma seu papel de garantidor do equilíbrio, da confiabilidade e da solidez do SFN (sistema financeiro nacional)", disse o BC em nota.

(Por Carolina Mandl)