IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Movimento em rodovias com pedágio avança 1% em janeiro

08/02/2013 10h56

O movimento nas estradas com pedágio, medido pelo Índice ABCR de Atividade, avançou 1% em janeiro na comparação com dezembro de 2012 - em dados dessazonalizados. A alta foi puxada pelo aumento expressivo na movimentação de veículos pesados (como caminhões), que avançou 5%. O dado é historicamente relacionado à atividade industrial do país.

Segundo economistas da Tendências Consultoria Integrada, que produz o índice em parceria com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), os números apontam para um melhor desempenho da atividade industrial em janeiro.

"Parece que teremos resultados um pouco melhores para a indústria, principalmente quando olhamos para o setor automobilístico, no começo deste ano", diz Rafael Bacciotti, economista da Tendências, em texto enviado pela ABCR. Para ele, as importações também explicam o bom desempenho do fluxo de veículos pesados.

Já a movimentação de veículos leves, cujos números são historicamente ligados a índices de compras no varejo, renda e emprego, teve crescimento nulo em janeiro contra o mês imediatamente anterior - com ajuste sazonal. Segundo a Tendências, os números mostram um arrefecimento na renda. No entanto, os números devem mostrar alta nos próximos meses, segundo avaliação de Bacciotti.

"O mercado de trabalho deverá manter em alta os níveis de emprego e renda, a inadimplência tende a cair, trazendo um quadro mais positivo para os leves", afirma Bacciotti.

Em relação a janeiro de 2012, os números mostram crescimento significativo. O índice total nas estradas apresentou elevação de 4,7%. O fluxo de veículos leves cresceu 4,1%, enquanto o fluxo de pesados avançou 6,7%.

(Fábio Pupo | Valor)