IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Obama fala com presidente do Irã sobre programa nuclear

27/09/2013 17h35

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que conversou por telefone com Hassan Rouhani, presidente do Irã, sobre o programa nuclear do país, e se mostrou encorajado com o possível avanço do diálogo entre as duas nações.

Em pronunciamento realizado há pouco na Casa Branca, Obama disse que os Estados Unidos e aliados respeitam o uso do programa nuclear para fins pacíficos.

Segundo o presidente americano, a conversa entre os líderes - a primeira desde 1979 - foi um passo significativo na história dos países. "Sei que o caminho para um acordo com o Irã será difícil", disse.

Obama também falou sobre a questão fiscal dos Estados Unidos e pediu para que o Congresso aja com responsabilidade na tomada de decisões nos próximos dias.

Ele elogiou a decisão do Senado de aprovar a lei para financiar o governo e evitar a suspensão das atividades.

"Republicanos precisam aprovar o orçamento e pagar as contas em tempo (...). Dizem que o problema é o déficit, mas nosso déficit caiu no ritmo mais rápido em 16 anos", disse. "Se o Congresso não aprovar o orçamento, haverá a suspensão de atividades do governo. Caso os republicanos tenham alguma ideia de como realmente melhorar as leis (orçamentárias), ficarei feliz em ouvi-las", completou.

O presidente ainda falou da necessidade de elevação do teto da dívida e voltou a dizer que trata-se da ação de autorizar o Tesouro a quitar contas que já tinham sido autorizadas anteriormente.

"Não é uma concessão para mim (elevar o teto da dívida). Não vou negociar pagamento de dívida já acordado. Ninguém irá nos ameaçar por causa de questões políticas e por leis que alguns não gostam", disse.