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NII, dona da Nextel, tem prejuízo de US$ 746 milhões no trimestre

28/02/2014 09h55

(Atualizada às 9h54m)

A NII Holdings, dona da marca Nextel, apresentou prejuízo líquido de US$ 745,8 milhões no quarto trimestre de 2013, o que representou um aumento de 25,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado foi impactado pelo desempenho fraco em países como Brasil e México, por perdas com a desvalorização das moedas latino-americanas frente ao dólar e por gastos com a reestruturação.

"Estamos claramente desapontados com o nosso desempenho operacional e tomando medidas para melhorar nossos resultados", disse Steve Shindler, executivo-chefe da NII Holding, em comunicado.

Shindler afirmou ainda que começa a ver os primeiros sinais de crescimento no mercado brasileiro com a oferta de serviços de terceira geração (3G) e que a companhia também tem se esforçado para recuperar espaço no mercado mexicano.

No quarto trimestre, a receita operacional da NII caiu 21,8%, para US$ 1,08 bilhão. As despesas operacionais no período recuaram 26,7%, para US$ 1,27 bilhão. O prejuízo operacional foi de US$ 187,7 milhões, com alta de 75% frente ao último trimestre de 2012.

No quarto trimestre, a NII apresentou uma perda líquida de 247 mil assinantes, para 7,7 milhões. A companhia informou que mudou sua política de desativação de linhas, excluindo da base de clientes usuários pré-pagos que não acessavam o serviço. O resultado foi uma redução da base, com a maioria das perdas no México. A receita média por usuário também sofreu uma redução de 22,5% no quarto trimestre, para US$ 31.

O prejuízo operacional antes de depreciação e amortização (OIBDA, na sigla em inglês) foi de US$ 56 milhões no trimestre. Um ano antes, a companhia havia registrado lucro operacional antes de depreciação e amortização de US $ 140,7 milhões.

Brasil

A subsidiária no Brasil fechou o quarto trimestre com lucro operacional de US$ 3,6 milhões, o que representou uma queda de 96% em relação ao resultado alcançado um ano antes. A companhia não divulga resultado líquido por país.

A queda se deveu ao aumento nos custos de aquisição de novos clientes e à redução do ganho médio por usuário. No trimestre, a receita da Nextel Brasil caiu 25,2%, para US$ 502,6 milhões.

As despesas com o custo dos serviços, excluindo depreciação e amortização, tiveram queda menor, de 22,4%, para US$ 163,5 milhões. As despesas com a venda de aparelhos quase dobraram no período, chegando a US$ 92,2 milhões, ante US$ 46,3 milhões de um ano antes.

O aumento foi motivado pela decisão da operadora de aumentar subsídios na venda de smartphones, o que encareceu os custos com o negócio. No período, a receita média por usuário ficou em US$ 34 ao mês, ante US$ 47 um ano antes, uma queda de 27,7%.