IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa dispara 3,5% após piora de Dilma em pesquisa

27/03/2014 18h25Atualizada em 03/10/2014 19h39

A bolsa brasileira ignorou o clima negativo nos mercados em Wall Street e disparou nesta quinta-feira, pegando carona, mais uma vez, nas pesquisas políticas, com os investidores tentando tirar o atraso do Ibovespa em 2014.

A piora na avaliação da presidente Dilma Rousseff na pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje voltou a alimentar as esperanças de maiores chances para a a oposição, caso a corrida presidencial chegue ao segundo turno.

Na pesquisa, a avaliação positiva do governo Dilma caiu para 36% em março, ante 43% em dezembro. A aprovação pessoal da presidente da República recuou para 51%, de 56%. Além disso, cresceu a fatia dos que desaprovam o combate à inflação do governo.

"Essa pesquisa foi uma surpresa, tendo em vista que na pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope na semana passada, Dilma não tinha perdido terreno para seus opositores", aponta o economista sênior da INVX Global Partners, Eduardo Velho.

"A bolsa já vinha subindo graças à entrada dos estrangeiros. Ao que tudo indica, daqui para frente, as pesquisas eleitorais serão o grande indicador para o mercado, que alimenta uma perspectiva de vitória da oposição no segundo turno."

O Ibovespa subiu 3,50%, para 49.646 pontos, com volume muito forte, de R$ 10,389 bilhões, quase o dobro de um pregão normal. Porém, ao contrário dos últimos dias, os estrangeiros figuraram na ponta vendedora, embolsando ganhos recentes, afirmaram operadores.

Com o avanço de hoje, a bolsa brasileira acumula alta de 4,8% nesta semana. Se considerada a semana anterior, o ganho acumulado nos últimos nove pregões alcança 10,4%. No ano, o Ibovespa reduziu a perda para 3,6%.

O estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala, acredita que o mercado está aproveitando a pesquisa para recuperar parte das fortes perdas do ano, o que explica o fôlego do dia. Mas o especialista considera que o calendário está muito distante das eleições e que muitos eventos diferentes podem acontecer.

"A Copa do Mundo de futebol, por exemplo, está no meio do caminho", comentou. Gala acredita que está cedo para apostar numa virada da oposição e na derrota da presidente Dilma Rousseff. "Os dados continuam apontando para reeleição. Hoje, por exemplo, os números de desemprego divulgados estão entre os menores da série", afirmou.

Segundo a pesquisa do IBGE, o desemprego de fevereiro, de 5,1% da população ativa, é o menor para meses de fevereiro desde o início da série histórica, de março de 2002.

"Além disso, o relatório de inflação mostrou um Banco Central mais sério", disse.

Assim como aconteceu na semana passada, quando circularam rumores sobre a pesquisa eleitoral do Ibope, as ações de estatais lideraram os ganhos com larga vantagem: Eletrobras ON disparou 9,84%, seguida de Petrobras PN (8,12%), Petrobras ON (7,54%) e Banco do Brasil ON (6,63%).

Entre as demais ações de peso do índice, os ganhos foram mais modestos: Vale PNA subiu 1,27%, Itaú PN avançou 2,16% e Bradesco PN teve alta de 3,79%. Apenas Oi PN (-0,31%) e Dasa ON (-0,06%) fecharam em baixa entre as 73 ações do Ibovespa.

Os acionistas da Oi aprovaram hoje, em assembleia, as propostas de aumento de capital e de valor dos ativos da Portugal Telecom dentro do processo de fusão das duas companhias. O resultado já era esperado, uma vez que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou o grupo de controle da operadora brasileira a votar na assembleia.