IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Depois de almoço com Dilma, chefes de Estado vão para o Maracanã

13/07/2014 15h00

Sob forte esquema de segurança, os chefes de Estado recebidos em almoço oferecido pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, foram ha pouco para o Maracanã.

A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente do país, Joachim Gauck, participaram do encontro, ao lado do presidente russo, Vladimir Putin.

Previsto no encontro, o presidente da Ucrânia, Petro Poroschenko, cancelou de última hora a vinda ao Brasil, evitando o encontro com Putin. Ucrânia e Rússia estão envolvidas na crise da Crimeia.

Antes do almoço Merkel e Putin tiveram um encontro reservado nas dependências do Palácio para tratar da crise na região.

Também participaram do encontro os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma; do Gabão, Ali-Ben Bongo Ondimba; da Namíbia, Hifikepunye Pohamba; e os primeiros-ministros da Hungria, Viktor Orbán; Antígua e Barbuda, Gaston Browne; e Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar.

A presidente argentina Cristina Kircher não veio ao Brasil para a final da Copa. Em carta enviada à presidente Dilma na quinta-feira, Cristina disse que a ausência era devido a uma inflamação na garganta. A presidente argentina afirmou que precisava estar bem de saúde para o aniversário de seu neto, amanhã.

A comitiva foi em comboio até o estádio, onde as autoridades assistirão à cerimônia de encerramento da Copa do Mundo antes da partida final da competição, entre Alemanha e Argentina, ao lado da presidente Dilma.

A segurança dos chefes de Estado conta com homens da Polícia Militar, exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A Rua Pinheiro Machado, endereço do Palácio Guanabara, e o Túnel Santa Bárbara, que dá acesso ao Maracanã, foram fechados desde a manhã para a passagem do comboio. Atiradores de elite ficaram de prontidão no teto do palácio.