IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tenta acompanhar bom humor externo e luta contra correção

22/07/2014 11h15

O Ibovespa segue em leve alta nesta manhã, lutando para acompanhar os ganhos dos mercados internacionais. O ganho era de 0,23% às 11h07, para 57.768 pontos, longe dos +0,53% do S&P500. Dentro dessa performance mais fraca está uma possibilidade de correção, já que ontem, enquanto todos os mercados internacionais fecharam em queda, o Ibovespa, movido por questões eleitorais, voltou a subir. O indicador local encerrou em alta de 1,09%, enquanto o Eurofirst-300 caiu 0,53%.

Para Álvaro Bandeira, economista-chefe da Órama Investimentos, a tendência de hoje ainda é positiva. Segundo ele, além da melhoria do humor no exterior, há expectativa em relação à pesquisa Ibope para a Presidência da República, que pode sair hoje, e o IPCA-15, divulgado nesta manhã.

O índice de inflação veio menor que o esperado e, segundo Bandeira, projeta um cenário mais tranquilo de juros, o que alivia o Ibovespa. O economista diz que ainda trabalha com a possibilidade de o índice brasileiro atingir, em algum momento neste semestre, o nível entre 62 mil pontos e 63 mil pontos. Ou seja, a sequência de ganhos recente ainda não está esgotada. "Alguns grafistas já estão projetando 65 mil pontos", diz, sobre a onda de otimismo que tomou conta do Ibovespa nas últimas semanas.

Hoje, os mercados internacionais têm um dia de menor pressão, com as tensões geopolíticas pesando menos nas bolsas. Além disso, agentes do mercado passam a esperar algum tipo de afrouxamento nas restrições impostas por Pequim no setor imobiliário, para estimular esse segmento da economia.

As ações das empresas elétricas lideram os ganhos do Ibovespa na manhã de hoje, em meio à expectativa do mercado de que as distribuidoras consigam recursos com boas condições de pagamento para cobrir o rombo financeiro causado pela compra de energia no mercado de curto prazo ("spot").