IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa aproveita exterior e pesquisa para corrigir ganhos

10/10/2014 10h59

Depois de subir 5% nesta semana, até ontem, o Ibovespa abre hoje devolvendo lucros ao acompanhar o exterior. O índice recuava 1,5% às 10h50, para 56.411 pontos, em linha com as baixas no exterior. Além disso, operadores comentam a decepção com o resultado das pesquisas eleitorais de ontem.

As primeiras pesquisas Datafolha e Ibope sobre o segundo turno, divulgadas pela TV Globo, apontam empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Pela primeira vez, em todo o retrospecto de simulações de segundo turno, Aécio aparece numericamente à frente da adversária: 46% a 44%. O mercado esperava uma distância maior entre os candidatos, sobretudo depois da pesquisa do Instituto Paraná.

A lista de maiores quedas é variada e não tem papéis do "kit-eleições" (ações de bancos e estatais). Há construtoras, que subiram recentemente na recuperação do mercado, e também mineradoras, que atestam reação ao cenário externo, marcado por preocupações em relação à economia global. A lista é puxada por Cosan Logística (-4,18%) e ALL (-3,67%).

Petrobras PN cai 2,22% e BB ON recua 2,66%.