IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Juiz aceita pedido de recuperação judicial da MMX

22/10/2014 19h51Atualizada em 03/11/2014 13h48

O juiz Ronaldo Claret de Moraes, da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), em Belo Horizonte, aceitou o pedido de recuperação judicial (antiga concordata) apresentado pela MMX Sudeste Mineração, mineradora de Eike Batista.

Na fundamentação da decisão, o juiz afirma que os documentos apresentados pela MMX denotam, à primeira vista, ser "passageiro" o estado de crise econômico-financeira pelo qual atravessa a companhia. "E também retratam [os documentos] a perspectiva de que ela [a empresa] possa se soerguer", escreveu o juiz na decisão.

Dessa forma, segundo o juiz, "a sociedade autora merece ter preservado o exercício de suas atividades empresariais, a fim de que possa continuar a cumprir a função social que lhe incumbe".

Claret de Moraes nomeou o advogado Bernardo Bicalho de Alvarenga Mendes como administrador judicial da MMX Sudeste.

O juiz também ordenou a suspensão, por prazo de 180 dias, contados a partir da publicação da decisão, de todas as ações e execuções contra a MMX Sudeste. A decisão do juiz será publicada na sexta-feira, dia 24.

A decisão de pedir a recuperação judicial da MMX Sudeste buscou preservar a companhia, que é uma subsidiária da MMX Mineração e Metálicos S.A., empresa listada na bolsa de valores.

Em fato relevante divulgado na semana passada, a MMX afirmou que, apesar dos esforços da empresa na negociação com credores e na busca por potenciais investidores, o pedido de recuperação judicial configurou-se como a alternativa mais adequada diante da situação econômico-financeira da companhia.

A derrocada de Eike Batista

Confira como foi o ano de 2013 para o empresário, com perdas na credibilidade, piadas nas redes sociais e pedido de recuperação judicial de sua OGX

Clique para ver