IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mantega: Questão da autonomia do BC é menor frente a tudo que fizemos

27/10/2014 14h51

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que "a questão da autonomia do Banco Central (BC) não faz o menor sentido em relação a tudo que fizemos".

Ao fazer essa declaração ele respondia a matéria publicada hoje no jornal Valor Econômico que informava que o governo estaria discutindo uma proposta, a ser implementada no novo mandato, para fazer a indicação de cinco diretores com mandatos coincidentes ao do presidente da República. Os outros quatro diretores do BC seriam escolhidos de forma alternada e não coincidente.

Durante a campanha eleitoral, houve uma forte discussão em torno da independência e autonomia operacional do Banco Central.

O BC atual tem autonomia, mas conceder independência seria como constituir um "quarto poder", segundo o que a presidente Dilma Rousseff disse durante a corrida eleitoral. A presidente disse ainda que o BC independente não tira só a comida das mesas dos brasileiros - conforme aludido em peça publicitária - mas também tira a perspectiva dos brasileiros.