IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fiat reverte prejuízo e tem lucro de 174 milhões de euros no 3º tri

29/10/2014 12h06

A Fiat Chrysler Automobiles conseguiu reverter prejuízo e registrar lucro líquido de 174 milhões de euros no terceiro trimestre. O balanço, publicado nesta quarta-feira, mostra que uma melhora principalmente na Europa impulsionou o resultado . Um ano antes, a montadora havia registrado prejuízo de 15 milhões de euros.

A cifra, além de incluir a parcela atribuída a controladores, também considera a contabilização plena dos números da Chrysler em 2013. Recentemente, a fabricante de veículos italiana se fundiu à americana e abriu o capital com outra holding, agora com sede na Holanda.

A receita líquida da Fiat cresceu 13,8% no trimestre e chegou a 23,55 bilhões de euros. A empresa vendeu 1,1 milhão de automóveis no período, alta de 9,7%. Por outro lado, a única região que comprou menos carros do grupo entre julho e setembro foi a América Latina ? recuo de 14%, para 202 mil unidades.

De acordo com a companhia, a deterioração do mercado no Brasil, na Argentina e na China causou o volume menor enviado aos mercados latino-americanos. Mesmo assim, o comunicado lembra que a montadora manteve a liderança no mercado brasileiro, com 21,4% de participação.

A empresa vendeu 21,4% a mais para a América do Norte, que recebeu 613 mil veículos. Na Ásia e no Pacífico, as vendas subiram 22,2%, para 55 mil unidades, e na Europa e restante do mundo, cresceram 3,3%, para 218 mil carros.

A Ferrari, principal marca de luxo do grupo Fiat, apresentou receita líquida de 1,61 bilhão de euro s ? aumento de 7,5% ? e lucro operacional de 89 milhões de euros ? avanço de 1,1% ? no trimestre. A fabricante de veículos aproveitou para informar que decidiu definitivamente cindir a Ferrari de suas operações.

Em comunicado paralelo, a companhia disse que o conselho de administração aprovou a separação da marca de luxo. Os atuais acionistas vão manter participação de 10% no capital social da nova empresa que será formada. A ideia é listar as novas ações tanto em Nova York como em uma bolsa europeia.